Você já se pegou em uma emergência na estrada, onde a segurança do seu veículo era tudo o que importava? Para muitos condutores, a ansiedade associada a frenagens bruscas pode ser um verdadeiro desafio.
Se for o seu caso, o freio ABS pode ser a resposta que você procura para garantir sua tranquilidade ao volante. Essa tecnologia inovadora foi introduzida nos automóveis na década de 90. Inicialmente equipando carros da Mercedes em 1978, tornou-se padrão em 1984 e chegou ao Brasil em 1991.
Neste post, explicaremos como esse sistema pode aliviar o medo e elevar a segurança ao dirigir na cidade ou na estrada, sobretudo em condições adversas. Conheça também um fornecedor de peças para veículos com sistemas de freio com o ABS.
Freio ABS: como funciona
O Freio ABS (Sistema de Freios Antitravamento) é projetado para evitar o travamento das rodas durante frenagens bruscas, assegurando estabilidade e prevenindo a derrapagem, especialmente em condições adversas como chuva, gelo ou neve.
Quando há a necessidade de uma frenagem mais intensa, o ABS entra em ação, impedindo o bloqueio das rodas e mantendo o controle do veículo, evitando acidentes. Sensores monitoram a rotação de cada roda em tempo real, e se detectarem que uma roda está prestes a travar, o sistema alivia a pressão do freio do carro naquela roda.
Se o veículo não possuir o sistema ABS, as rodas do seu carro podem travar durante a frenagem, o que pode resultar em diversas situações perigosas:
- Derrapagens
- Aumento da distância de frenagem
- Desgaste prematuro dos pneus
- Perda de estabilidade em curvas
É importante ressaltar que o sistema não para a roda completamente, mas regula a intensidade da frenagem. Já na motocicleta, o ABS controla a pressão do fluido de freio em cada roda, ajustando-a para evitar o travamento.
Em diversas condições de terreno, o sistema anti bloqueio proporciona estabilidade, inclusive em curvas e em superfícies com baixa aderência, mantendo as rodas girando, reduzindo a instabilidade do veículo.
Qual a diferença entre freio normal e ABS?
Como não há sensores, como no freio ABS, os sistemas convencionais de frenagem podem travar as rodas, fazendo com que o carro derrape e perca o controle direcional. Além disso, a distância de parada é maior, e o condutor tem dificuldade para controlar o veículo.
Para evitar esse problema, em situações de frenagem extrema ou desvio de obstáculos, como uma manobra brusca para evitar uma colisão, é necessário soltar o pedal de freio gradualmente. Essa ação evita o travamento das rodas, o que resultaria em perda de controle do veículo no sistema convencional.
Isso porque o freio convencional trava o pneu, fazendo com que as rodas arrastem na superfície. Já o veículo com ABS, por outro lado, consegue “prender e soltar” os pneus rapidamente, em fração de segundo. Assim, o condutor não precisa soltar o pedal de freio manualmente.
Para garantir o melhor desempenho do ABS em uma frenagem de emergência, é aconselhável pressionar o pedal com firmeza e mantê-lo assim até a parada total do veículo ou até que a situação de perigo seja superada.
Freio ABS é obrigatório?
Desde janeiro de 2014, todos os carros fabricados no Brasil são obrigados a contar com freios ABS e airbags, conforme a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Em países da Europa e nos Estados Unidos, é raro encontrar carros que circulam sem o sistema ABS.
A partir de 2019, tornou-se obrigatório equipar motos com cilindrada igual ou superior a 300 cc com o sistema ABS. Portanto, todas as motos nessa faixa de cilindrada devem sair de fábrica com freios antitravamento de série.
Como saber se o freio ABS está com defeito?
Não é porque o sistema é mais seguro que o convencional que o motorista pode dispensar a manutenção do ABS. Assim como qualquer outro sistema de freio, é importante levar o veículo a uma oficina mecânica especializada, seguindo as recomendações do fabricante.
A sigla ABS pode ser encontrada no painel do seu veículo. Ela deve acender e apagar imediatamente sempre que você inicia o veículo. Porém, se a luz do ABS permanecer acessa por mais alguns minutos, é um sinal de que pode haver algum problema.
Após acionar o freio, é possível que o condutor sinta o pedal trepidar ou fazer um barulho diferente. Não se preocupe, isso não necessariamente indica um problema. Evite tirar o pé do freio, porque essas sensações são comuns e fazem parte do funcionamento normal do sistema.
Caso perceba que o tempo necessário para o veículo parar está maior que o habitual, isso pode indicar que o sistema está operando de maneira errada. Além disso, é importante manter o fluido de freio e o óleo lubrificante do motor em condições adequadas.
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