O kit transmissão é fundamental para o funcionamento da motocicleta, pois é responsável por fazer a potência do motor chegar a roda traseira da moto. Por causa disso, é importante adquirir os componentes com fornecedores confiáveis, que oferecem orientação adequada e peças de alta qualidade.
O kit de transmissão requer inspeção regular e substituição quando necessário. O desgaste excessivo da corrente, das engrenagens ou da correia pode levar a problemas de desempenho, ruídos, perda de potência ou até mesmo a quebra da transmissão.
Você tem uma moto ou trabalha com manutenção de motocicletas? Neste post, você entenderá o que é e onde comprar kit de transmissão.
O que é um kit transmissão de uma motocicleta?
Também conhecido como kit relação, o kit transmissão de uma motocicleta é um conjunto de componentes responsáveis por transmitir a potência do motor para a roda traseira, permitindo o movimento da motocicleta. Ou seja, sem ele, é impossível acelerar.
Geralmente, o kit transmissão inclui a corrente, as engrenagens da roda traseira (coroa) e da caixa de câmbio (pinhão) e a corrente de comando (caso a moto tenha comando por corrente). Em alguns modelos de motos, pode-se encontrar kits de transmissão com uma correia em vez de corrente. Além disso, o kit relação é normalmente fabricado com aço.
Apesar de cada componente estar disponível para compra separada, é importante que, na hora da manutenção, todos os itens sejam trocados, sendo que eles devem ser da mesma marca e específicos para o modelo da motocicleta.
O que vem no kit de transmissão?
Cada peça do kit transmissão da moto tem uma função específica. A corrente de transmissão é a peça responsável por transmitir a potência do motor para a roda traseira. Ela é composta por elos metálicos que envolvem as engrenagens da roda traseira e do pinhão.
Para garantir um bom desempenho na vida útil, é necessário lubrificar corretamente e fazer manutenção periódica na corrente. Especialistas recomendam realizar a lubrificação adequada a cada 500 km rodados ou sempre que necessário.
A coroa e o pinhão são as engrenagens localizadas na roda traseira e na caixa de câmbio, respectivamente. A coroa é a engrenagem maior que recebe a potência da corrente e a transmite para a roda traseira, enquanto o pinhão é a engrenagem menor conectada ao eixo do motor.
>>> Conheça a Linha Moto Cobreq
Quanto tempo dura o kit de transmissão de uma moto?
É importante ressaltar que a duração do kit transmissão tem prazo de validade, afinal, esse conjunto de componentes sofre com desgaste com o atrito, calor, vibração e até mesmo a poeira do asfalto.
Nesse caso, quem faz uso intenso da motocicleta, como motoboy, precisa trocar o kit com frequência maior que os demais condutores. Além disso, a vida útil do kit também varia de acordo com o modo de pilotagem do condutor e do material utilizado na fabricação das peças.
Quando fazer a manutenção do kit transmissão?
A manutenção do kit de transmissão de uma moto varia do modelo da motocicleta, das condições de uso e do estilo de pilotagem do condutor. No entanto, é recomendado seguir as diretrizes do fabricante da moto em relação aos intervalos de manutenção. Essas informações podem ser encontradas no manual.
Nesse caso, a fabricante pode recomendar a realização de inspeções regulares no kit transmissão e fornecer orientações sobre quando e como trocar o kit transmissão da motocicleta. Porém, há alguns sinais que auxiliam o condutor nesse processo. Veja a seguir!
Verificação regular. É importante inspecionar visualmente o kit de transmissão para identificar sinais de desgaste, como afrouxamento excessivo da corrente, dentes desgastados ou danificados nas engrenagens, desgaste dos retentores da corrente, entre outros.
Lubrificação. A corrente de transmissão requer lubrificação adequada para garantir o bom funcionamento e prolongar a vida útil da peça. Para isso, é preciso verificar o nível de lubrificação da corrente regularmente e aplicar lubrificante específico, seguindo as recomendações do fabricante.
Ajuste da tensão. A corrente de transmissão deve ter a tensão correta para evitar folgas excessivas ou excesso de tensão. Por isso, é preciso seguir as instruções do fabricante para ajustar a tensão da corrente conforme as especificações recomendadas.
Ruídos. Na pilotagem, o condutor pode notar alguns barulhos estranhos emitidos pela moto. Caso isso aconteça, é necessário avaliar se esse problema é devido ao desgaste do kit transmissão.
>>> Leia também: Nem sempre o problema é no sistema de freio
Como escolher o kit transmissão adequado para a motocicleta
Ao escolher um kit de transmissão, é importante optar por marcas reconhecidas e confiáveis no mercado, que ofereçam produtos de qualidade, a exemplo da Cobreq. Além de um bom atendimento, é possível encontrar peças compatíveis com o modelo da moto, considerando o ano e as especificações técnicas.
Além disso, é preciso considerar a durabilidade e a facilidade de manutenção do kit de transmissão. Alguns kits podem exigir menos manutenção, enquanto outros podem exigir ajustes e lubrificação frequentes. Por isso, é preciso avaliar o nível de habilidade e disponibilidade para a manutenção que atenda às necessidades do condutor.
Outro fator de escolha importante é quanto ao estilo de pilotagem, pois alguns condutores podem exigir uma potência maior do motor, por exemplo.
De todo modo, caso haja dúvidas, é comum que fornecedores de kit transmissão disponibilizem canais de comunicação para ajudar os condutores e mecânicos na hora da compra, com dicas e recomendações personalizadas.
Conheça o kit transmissão Cobreq
O kit transmissão Cobreq é produzido conforme padrão das peças originais de fábrica para manter um desempenho forte e linear da motocicleta. Todos os itens são certificados pelo INMETRO e possuem rendimento superior em comparação ao requerido pela norma para esta categoria de produto, garantindo qualidade, confiabilidade e segurança ao pilotar.
A coroa e o pinhão Cobreq são produzidos em aço 1045 e a corrente é classe A. A coroa possui tratamento superficial de zinco que proporciona proteção contra oxidação, uma vez que este componente fica exposto às intempéries do ambiente.
Por causa do processo de precisão dimensional, por meio da usinagem em CNC, realizada durante a fabricação, o pinhão e a coroa se encaixam com perfeição durante a montagem na motocicleta.
Além disso, o tratamento térmico proporciona o aumento da dureza garantindo peças com maior capacidade de resistência e longevidade. Entre as vantagens, o kit transmissão Cobreq oferece:
- fácil instalação;
- resistência ao desgaste/corrosão;
- confiabilidade de um dos principais fornecedores de motopeças do Brasil;
- produtos certificados pelo INMETRO;
- carga de trabalho adequada para motos de 100cc até 300cc.
A Cobreq disponibiliza o máximo de informações para atender as exigências dos clientes. Para isso, são disponibilizados canais diversos, como aplicativos, sistema de consulta pelo computador, download dos catálogos ou através da Central de Atendimento Técnico. Acesse o site, conheça os produtos e saiba como e onde comprar.