O sistema de freio é vital para qualquer veículo e, por isso, é preciso estar atento aos sinais de que algo está errado no carro. Por exemplo, você ouve qualquer ruído no freio ao apertar o pedal do automóvel? Isso é um indício de que é necessário realizar uma manutenção cuidadosa para avaliar a necessidade de trocar algum componente desgastado.
Na maior parte dos casos, o freio fazendo barulho de ferro batendo significa que as pastilhas estão desgastadas, mas há outros fatores que podem levar ao ruído. Caso isso aconteça, procure um profissional especializado para uma revisão completa no sistema de freios – para sua segurança como também a dos outros no trânsito.
Continue a leitura e saiba como ter uma frenagem silenciosa e segura.
Há ruído no freio? Verifique o desgaste do disco em primeiro lugar
Uma das razões para ruído no freio do carro é o desgaste do disco. Essa peça desempenha um papel fundamental na frenagem, e seu estado afeta diretamente a eficácia do sistema de freio, causando barulhos estranhos e trepidações no volante, principalmente quando está na hora de realizar a troca.
Caso haja ruído no freio, é aconselhável levar o veículo até uma oficina mecânica para que um profissional especializado na manutenção de sistemas de freios realize uma inspeção manual do sistema. Serão analisados sinais de desgaste irregular, sulcos profundos ou rachaduras no disco de freio, entre outros aspectos.
De modo geral, um disco de freio plano e sem deformações contribui para o desgaste uniforme das pastilhas de freio. Quando o disco está deformado, as pastilhas podem desgastar-se de forma irregular, o que pode levar a problemas como ruídos e trepidação no volante durante a frenagem.
E pode lubrificar as pinça e os cavaletes, desde que o fluido utilizado seja apropriado para o veículo, suporte altas temperaturas e seja de uma marca confiável no mercado automotivo. Disco ou tambores de freio não devem ser lubrificados.
Período ideal para a troca das pastilhas de freio
Outro motivo comum para ruídos no freio do automóvel é o desgaste das pastilhas e, em alguns casos, esses barulhos podem repentinamente. O tempo ideal para a troca das pastilhas de freio pode variar de acordo com o veículo, do estilo de direção, das condições de condução e do tipo de pastilha de freio. Pastilhas de veículos mais pesados, como os blindados, tendem a desgastar mais rapidamente. Para todos os casos, a recomendação é sempre revisar todo o sistema de freios e não somente a pastilha.
O ideal é que a revisão das pastilhas de freio seja feita a cada 5.000 quilômetros rodados e, caso a espessura da peça tenha 2mm, é preciso substituí-las. A pastilha de freio fica “assobiando” quando você aperta o pedal? É hora de realizar a revisão completa do sistema de freios e/ou uma possível troca.
O primeiro passo é sempre consultar o manual do carro. O documento tem recomendações específicas do fabricante sobre quando as pastilhas de freio devem ser substituídas, considerando as características do veículo e as condições de uso típicas.
Adiar a troca das pastilhas de freio pode resultar em sérios riscos, incluindo:
- frenagem ineficaz;
- desgaste excessivo dos discos de freio;
- riscos à segurança;
- desconforto ao dirigir.
- Maior despesa – já que a manutenção corretiva tende ser mais barata que a corretiva.
Ruído no freio e lubrificação
A lubrificação adequada das pinças de freio, dos cavaletes e dos conjuntos traseiros para o freio a tambor é um aspecto fundamental da manutenção dos sistemas de freio de um automóvel. O bom funcionamento desses componentes oferece vários benefícios, incluindo a redução de desgaste e ruídos no freio.
As pinças de freio contêm pistões que são responsáveis por empurrar as pastilhas de freio contra os discos para criar atrito e realizar a frenagem. A lubrificação adequada reduz o atrito entre as peças móveis, permitindo que elas se movam suavemente.
Após as frenagens, com exceção dos discos e tambores e das faces de atrito (massa) de pastilhas e tambores, há dificuldade de descolamento das pastilhas e sapatas por conterem excesso de sujeira em suas partes metálicas o que pode causar ruídos indesejados, como chiados ou rangidos, durante a frenagem. Por isso, a limpeza e lubrificação adequada ajuda a reduzir esses ruídos, proporcionando frenagens mais silenciosas e seguras.
Evitando ruído no freio com limpeza do disco
Manter o disco de freio limpo e livre de resíduos após a troca das pastilhas é uma prática importante para garantir o bom funcionamento do sistema e evitar barulhos ao frear. Isso porque resíduos ou sujeira nos discos podem causar problemas como rangidos, vibrações e desgaste.
A contaminação por graxas, fluídos de freio, óleos como diesel e querosene além de outras sujeiras estão entre os motivos que podem prejudicar o sistema e causar barulho de freio. A limpeza do disco, na montagem do disco, pode ser feita com álcool isopropílico ou detergente líquido neutro, mas é aconselhável levar o veículo para o serviço ser feito com um profissional.
Outras dicas de como fazer o freio parar de fazer barulho
Componentes folgados também podem causar ruídos no freio, sobretudo após a troca de alguma peça do sistema. Por isso, a verificação e correção de folgas flexíveis em componentes críticos do sistema de freio, como pinos deslizantes (pinos guia), pinças e cavaletes, são essenciais para garantir o funcionamento seguro e eficaz dos freios.
O acúmulo de sujeira da chuva pode ser sinal do porquê o freio faz barulho quando molha. Aqui, vale verificar se o ruído permanece, do contrário, buscar um mecânico especializado para manutenção se faz necessário. Outros fatores podem causar ruídos no sistema:
- barulhos ao frear depois do carro ficar muitas horas parado. Isso ocorre devido à oxidação das superfícies de atrito de pastilhas e lonas
- ruídos no freio ao fazer frenagens bruscas ou em alta velocidade. Em geral, causada pelo uso de pastilhas e sapatas em final de vida útil
- frio fazendo barulho quando o tempo está muito úmido pode ser sinal de contaminação do fluido. O principal motivo é o excesso de umidade no fluido comprometendo a viscosidade e estabilidade térmica
- o nível baixo de óleo também pode causar barulhos estranhos. O que pode ocorrer pela falta de fluido comprometendo a transmissão da força de frenagem em aclives ou declives.
Confira a linha Cobreq de pastilhas de freio
Como apresentado neste texto, avaliar e trocar as pastilhas de freio é uma das dicas de como fazer o freio parar de fazer barulho. Para isso conte com uma marca confiável e de alta qualidade, como a Cobreq.
Com mais de 6.000 aplicações, a Cobreq dispõe da gama mais completa para veículos fabricados atualmente e é líder em equipamentos originais para atender a frota do mercado, com conforto, performance e segurança para os seus usuários.
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