Empresa criou um checklist para o reparador fazer um diagnóstico completo
Com mais de 60 anos de tradição na fabricação de pastilhas e lonas de freio, especializada em itens de fricção para os veículos, nas linhas leve, utilitários, moto e pesada, a Cobreq, marca da multinacional TMD Friction, criou um checklist para ajudar e facilitar o diagnóstico do sistema de freios.
Luiz Castro, Consultor Técnico da empresa, alerta que muitas vezes, o problema apresentado no sistema de freios, é consequência da falta de diagnóstico em outros componentes: “A verificação para saber o que está acontecendo com os freios precisa ser mais abrangente para evitar futuros retrabalhos, manutenções desnecessárias e dor de cabeça, para o dono do carro e para o reparador.”
Verificar dutos, conexões hidráulicas, válvulas, cilindros e a central do ABS são alguns dos pontos indicados no checklist. Verificar fluido, efetuar limpeza, lubrificação e regulagem dos componentes do comando do freio de estacionamento, incluindo molas, pinos, reguladores auto ajustáveis, servofreio, luzes indicativas no painel de instrumentos entre outros componentes criam uma rotina para análise do sistema.
“Além de garantir uma inspeção total e documentar todo o processo, o checklist gera maior confiança e auxilia na consequente fidelização do cliente pois demonstra a preocupação do reparador como um todo, indicando todos os componentes que necessitam de verificação ou substituição”, ressalta Castro. “Verificar o sistema, não é apenas trocar pastilhas, sapatas e fluido. É muito mais que isso.”, finaliza.
Por ser um dos sistemas mais importantes do veículo, lidando diretamente com a segurança dos passageiros e de outros motoristas, geralmente as montadoras de veículos recomendam em seus planos de manutenção, a revisão preventiva dos freios a cada 10 mil km.
“Acompanhamos a evolução das tecnologias e o sistema de freios é de extrema responsabilidade e importância em um veículo. Qualquer erro de diagnóstico ou manutenção, pode representar sérios e irreparáveis danos. Temos essa preocupação e entendemos nossa função em levar informação e atualização para os nossos clientes”, explica Silva.
A Cobreq oferece palestras técnicas aos reparadores, onde abordam temas como conceitos, principais problemas, diagnósticos e como executar o plano de manutenção, orientando a aplicação e particularidades de seus produtos e oferecendo o checklist como parte de seu serviço de apoio aos aplicadores.
Para solicitar uma palestra técnica Cobreq ou conhecer os produtos da marca, acesse www.cobreq.com.br/contato, ligue para o atendimento ao cliente pelo 0800 011 1992 ou ainda, envie uma mensagem pelo Whatsapp através do (11) 93070-6595, todos em horário comercial.
Texto: Paula Skoretzky / PSC Comunicação – Assessoria de Imprensa TMD Friction/Cobreq – Foto: Divulgação
Paula Skoretzky
Assessoria de Imprensa
TMD Friction/Cobreq
(11) 96765-5957