Você olhou o manual do proprietário e constatou que está na hora de fazer a revisão da pastilha de freio da moto. Avaliou que a peça precisa ser trocada, mas não faz ideia de qual marca ou material escolher em uma loja de autopeças?
Para quem não tem conhecimento em manutenção ou acabou de adquirir uma motocicleta, esse pode ser um desafio. Isso porque as pastilhas de freio para motocicleta podem ser feitas de diferentes materiais, tais como cerâmica, semi-metálica e orgânica.
Cada material tem suas próprias características de desempenho, que afetam o coeficiente de atrito (distância de parada) e a durabilidade da pastilha e do disco de freio.
Além disso, algumas pastilhas para moto têm pontos de fricção que funcionam melhor em baixas ou altas temperaturas. Entender como cada uma funciona é importante para não errar na compra e chegar na oficina mecânica munido de informações.
Continue a leitura e saiba mais!
Fatores a serem considerados na escolha das pastilhas de freio
Estilo de pilotagem
O estilo de pilotagem é um fator importante na hora de escolher as melhores pastilhas de freio para moto. Para uso urbano, não é preciso utilizar um componente de alta performance, diferentemente de pilotos que precisam de um número maior de frenagens – por exemplo, ao transitar em estradas com curvas e declives acentuados.
Se você é um motociclista esportivo, pode optar por pastilhas de freio de alta performance. Para pilotagem casual, pastilhas de uso geral podem ser mais apropriadas.
Tipo de motocicleta
Enquanto as motos on-road pedem pastilhas de freios que suportam altas temperaturas e poeiras para uso em asfalto, o sistema de freio das motocicletas off-road precisam lidar com lama e umidade, exigindo um tipo de pastilha específico para essa finalidade. Esse é só um exemplo de como o tipo de motocicleta impacta na escolha.
E, claro, a pastilha de freio para motocicleta precisa ser compatível com o modelo da moto, informação que pode ser verificada no manual do proprietário ou ao consultar um mecânico para obter informações precisas sobre a compatibilidade da peça.
Condições de uso
Se você pilotar em diferentes condições, como estradas molhadas ou secas, considere as pastilhas de freio que oferecem bom desempenho sob essas condições específicas. Algumas pastilhas são projetadas para melhorar a frenagem em superfícies molhadas.
Materiais utilizados nas pastilhas de freio e suas características
No mercado de peças de reposição, as principais pastilhas de freio para motos, são:
Pastilhas orgânicas
A pastilha de freio orgânica para moto é uma das mais frequentemente encontradas e uma das mais silenciosas encontradas no mercado. É fabricada com maior teor de compostos de carbono, também conhecidos como compostos orgânicos, a exemplo da celulose e resinas fenólicas
Em contrapartida, a orgânica ajuda a manter a durabilidade do disco de freio por mais tempo, com boa eficiência em baixas temperaturas, mas não é recomendada para motos de altas cilindradas e sistemas de freio que exigem altas temperaturas. Ou seja, é indicada para pilotagem simples na cidade.
Pastilhas semi-metálicas
A pastilha de freio semi-metálica para moto tem desempenho e durabilidade superior à orgânica, sobretudo por ser fabricada com uma mistura de materiais metálicos e orgânicos. Por isso, pode ser usada para pilotagem intensa no perímetro urbano.
Além disso, outro benefício é que a pastilha semi-metálica tem boa dissipação do calor, ou seja, boa performance em frenagens bruscas e, também, apresenta durabilidade maior que a orgânica.
Pastilhas cerâmicas
O mercado de peças de reposição também disponibiliza a pastilha de freio para moto cerâmica, fabricada com materiais cerâmicos e outros compostos, tais como metais e ligas metálicas, a depender da marca. É um componente com menor ruído entre os demais, além de apresentar alta resistência ao calor e excelente durabilidade.
Por causa dessas vantagens, a pastilha cerâmica é recomendada para motocicletas de altas cilindradas e performance, que precisam de eficiência mesmo após frenagens consecutivas. Além disso, a pastilha cerâmica é leve, não exige muito do disco de freio e produz menos resíduos de pó na frenagem.
Pastilhas metálicas ou sinterizadas
Fabricadas com aço, ferrosos ou ligas metálicas, as pastilhas de freio metálicas ou sinterizadas são resistentes, o que diminui a necessidade de substituição das pastilhas, além de possuir uma boa eficiência na frenagem – abaixo do que o encontrado na pastilha cerâmica. Porém, é um pouco mais pesada, por isso, exige um consumo maior de combustível.
Outro ponto importante é que a pastilha de freio metálica tem desempenho um pouco menor em baixas temperaturas, forçando um pouco o disco de freio. Ela é fácil de substituir e, apenas pelo ruído, é possível identificar se está na hora de fazer a troca.
Resumindo… Qual a melhor opção de pastilha de freio?
Pilotagem simples: A pastilha orgânica garante boa eficiência e durabilidade para pilotagem simples na cidade como, por exemplo, trajeto curto de ida e volta para o trabalho.
Pilotagem moderada na cidade: Para entregadores que usam moto, por exemplo, a pastilha de freio semi-metálica é a mais recomendada, porque tem durabilidade maior que a anterior e bom custo-benefício.
Pilotagem em rodovia: Já quem precisa pilotar com frequência em rodovias urbanas pode optar por pastilhas de freio metálicas.
Pilotagem de alta performance: A pastilha de freio para motos esportivas e motos de altas cilindradas é a cerâmica. Também é recomendada para pilotos que enfrentam o fading (fading é a redução de atrito devido a altas temperaturas) com frequência na pilotagem.
Orientações na hora de escolher as pastilhas de freio para moto
A seguir, veja outras dicas para não errar na compra.
Consulte o manual do fabricante
No manual do proprietário, é possível encontrar informações sobre o funcionamento da motocicleta e, também, orientações sobre a manutenção do veículo. Assim, você aprenderá como verificar o nível do fluido de freio, fazer a calibragem dos pneus e fazer a substituição das pastilhas de freio para motocicleta.
Cada motocicleta é única em termos de especificações, características e requisitos de manutenção. O manual contém informações específicas sobre o seu modelo, ajudando-o a entender as particularidades da sua moto.
Peça recomendações de profissionais especializados
Cada motocicleta e piloto é único, e as necessidades de frenagem podem variar de acordo com o estilo de pilotagem, o tipo de terreno e as condições de pilotagem. Profissionais especializados podem levar em conta esses fatores ao recomendar um tipo específico de pastilha de freio que atende às necessidades.
Pesquisa de reviews e experiências de outros motociclistas
As opiniões de outros motociclistas que já usam diferentes tipos de pastilhas de freio oferecem um feedback verdadeiro e, muitas vezes, imparcial. Isso ajuda a ter uma compreensão completa do desempenho real das pastilhas em várias situações de pilotagem.
Onde comprar pastilha de freio: conheça a Linha Moto Cobreq
A Cobreq é uma das marcas do grupo TMD Friction, maior fabricante de pastilhas de freio do mundo, disponibiliza pastilhas de freio projetadas para diversos tipos de pilotagem e motos.
“Temos um portfólio constantemente atualizado e diversificado, nossos produtos são desenvolvidos com foco na qualidade, também buscamos entender as novas tendências e tecnologias buscando o aperfeiçoamento constante, proporcionando assim o melhor entre performance, segurança e confiabilidade da marca COBREQ ao mercado”, afirma Everton Mello, gerente comercial do segmento de motocicletas da TMD Friction.
A seguir, conheça a linha de peças Cobreq para motos.
Racing Extreme
Para os pilotos que desejam alta performance, a linha Racing Extreme é a primeira pastilha de freio para motocicletas de alta performance desenvolvida no Brasil com tecnologia cerâmica.
As principais vantagens do material incluem maior durabilidade, baixo desgaste dos discos de freio, excelente estabilidade e capacidade de suportar altas temperaturas sem perder a eficiência de frenagem, proporcionando maior desempenho e segurança aos motociclistas.
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Linha Custom
A linha Custom, ideal para motocicletas de estrada, foi desenvolvida por um processo diferente do tradicional, sendo produzida através da metalurgia do pó. Este material é chamado de sinterizado e segue rígidos padrões dos fabricantes originais.
Linha Street
Quando a questão é a utilização em ambientes urbanos e que exigem grande mobilidade em frenagens com performance e segurança, a linha Street é a escolha ideal a ser utilizada para todas as motos de até 400 CC, que exigem melhor poder de frenagem e baixo desgaste do disco/cubo.
Linha Racing
Para aplicações de alta performance, a linha Racing da Cobreq é a escolha ideal, especialmente projetada para motocicletas a partir de 500 CC, que exigem um melhor poder de frenagem devido às altas temperaturas, com menor desgaste das pastilhas e dos discos de freios.
Conheça a loja Cobreq
Adquira as pastilhas de freio de alta qualidade e performance Cobreq e priorize a segurança no trânsito. Para saber sobre produtos e aplicações, acesse www.cobreq.com.br, baixe o aplicativo nas lojas compatíveis com o sistema do seu smartphone, ligue para o atendimento ao cliente pelo 0800 011 1992 ou pelo Whatsapp (11) 93070-6595.