Manutenção preventiva e escolha de produtos adequados e de qualidade podem evitar panes e acidentes
O período de isolamento social mudou a rotina dos consumidores que buscam cada vez mais pelos serviços de delivery, como os oferecidos por restaurantes e farmácias. Essenciais para que as famílias não precisem sair de casa, os profissionais motociclistas movimentam as ruas e avenidas indo de um ponto a outro nas cidades para realizar as entregas a domicílio. A moto, principal instrumento de trabalho dos entregadores, tem sido utilizada com mais frequência e, com isso, requer maior atenção para garantir seu bom funcionamento e segurança no trajeto. O sistema de freios, embreagem e pneus são itens que exigem cuidados.
Segundo Raulincom Borges da Silva, coordenador de assistência técnica da TMD Friction, detentora da marca Cobreq, a manutenção preventiva e a escolha de produtos adequados e de qualidade podem evitar panes, sérios danos à motocicleta e acidentes de trânsito.
Sistema de freios
A utilização em ambientes urbanos exige grande mobilidade em frenagens e as pastilhas de freio têm fundamental importância para parar a moto em qualquer situação. O ruído que as rodas emitem ao frear pode ser um sinal de que algo não vai bem, embora nem sempre interfira na eficiência da frenagem. Mas é preciso ficar atento, já que o material pode apresentar desgaste com o tempo de uso e o ferro da base da pastilha ao entrar em contato com o disco de freio em movimento emite barulho. Nessa situação, a substituição da peça por uma nova já passou da hora. Após a troca da pastilha é possível que ocorra ruído, que tende a desaparecer após o período de “assentamento” entre a pastilha e o disco. Se persistir, o ideal é fazer uma avaliação do sistema.
Redução da eficiência de frenagem e barulhos também podem ocorrer devido ao contato da parte metálica do patim no tambor, ocasionado pelo desgaste da lona.
Fluido de freio
O hábito de verificar a validade e o nível do fluido de freio é fundamental para evitar problemas de frenagem. Quando o nível começa a baixar progressivamente é preciso verificar se está ocorrendo vazamento ou se o problema tem relação com a pastilha de freio, que pode estar desgastada. A recomendação é procurar um local especializado para avaliar a situação. “Vale lembrar que o fluido não deve ser simplesmente completado até o nível e sim substituído, reforça o coordenador de assistência técnica da TMD.
Embreagem
Componente vital, a embreagem comanda a força enviada à roda pelo motor e as peças que compõem o sistema devem estar em boas condições para garantir seu pleno funcionamento. Entre os componentes do kit de embreagem estão o disco, campana, platô, flange e cabos.
Os sinais que indicam que a embreagem precisa de manutenção vão de perda de rendimento e força da moto, dificuldade para mudar a marcha e trepidação. Em ambientes urbanos, onde a troca de marchas é mais frequente, o sistema tende a se desgastar de forma mais rápida, mas alguns cuidados ao pilotar podem auxiliar para o aumento da vida útil do conjunto. “A embreagem pode sobrecarregar com o hábito de trocar de marcha sem desacelerar, sair em arrancadas bruscas e desligar o motor na descida”, comenta Borges da Silva.
Condição dos cabos
As motocicletas precisam que os cabos do acelerador, da embreagem e dos freios estejam regulados, em boas condições e lubrificados para o bom funcionamento do veículo e segurança do piloto. Em alguns modelos, os cabos contam com proteção e não precisam de lubrificação. Cabos desgastados têm maior risco de estourar, por isso a manutenção deve estar sempre em dia.
Pneus e lâmpadas
Os pneus também devem estar em bom estado e sempre calibrados. É preciso verificar a calibragem recomendada pelo fabricante no manual do proprietário e procurar calibrar os pneus com eles ainda frios.
Com o grande número de pedidos de entrega à noite, é preciso ficar atento aos faróis para ter visibilidade e segurança. O sistema para iluminar e sinalizar deve ser verificado constantemente.
O coordenador de assistência técnica reforça a importância de optar por componentes de boa procedência e de qualidade para não colocar a segurança em risco. A Cobreq, por exemplo, conta uma extensa gama de produtos para motos https://cobreq.com.br/linha-moto/ que passa por testes rigorosos.
SOBRE A COBREQ
A Cobreq é uma das marcas do grupo TMD Friction, a maior fabricante de pastilhas de freio do mundo. A empresa desenvolve lonas, sapatas e pastilhas de freio abrangendo veículos das linhas leve, pesada e de motos. Localizada em uma área de 100 mil m², em Salto, interior de São Paulo, a fábrica representa uma das maiores unidades do grupo TMD Friction fora da Europa. Para mais informações, acesse www.cobreq.com.br.
Sobre o Grupo TMD Friction
A TMD Friction, um grupo da Nisshinbo Holdings Inc., é líder global na fabricação de pastilhas de freio para a indústria automotiva. Também fabrica pastilhas de freio a disco e lonas de freio a tambor para aplicações em diversos tipos de veículos. Seu portfólio de produtos também inclui pastilhas de freio esportivas, bem como materiais de fricção para esse segmento. A TMD Friction atende ao mercado global de peças de reposição por meio das marcas Textar, Nisshinbo, Mintex, Don, Pagid e Cobreq, além de desenvolver e produzir revestimentos de fricção para a indústria sob a marca. O TMD Friction Group tem quatro plantas fabris na Alemanha, além de outras unidades na Europa, nos EUA, Brasil, México, China e Japão. O grupo possui mais de 5 mil colaboradores em todo o mundo. Para mais informações, acesse www.tmdfriction.com.
Informações para imprensa:
Alfapress Comunicações
Fabiana Groppo – Consultora de Comunicação
[email protected]
(55-19) 997816909