O freio a disco e o freio a tambor estão entre os principais mecanismos de freios do mercado automotivo, mas cada um em características e aplicações diferentes. Pode-se afirmar que, atualmente, há uma preferência do freio a disco na linha leve, e os condutores da linha pesada preferem o freio a tambor.
Seja qual for a sua necessidade, a COBREQ está preparada para atendê-la. Continue a leitura deste post, entenda melhor a diferença entre os dois freios e veja como adquiri-los conosco.
Como funciona o freio a disco?
O freio a disco é um sistema de frenagem comum em carros, motos e bicicletas. Ele consiste em um disco metálico achatado (rotor) preso ao cubo de roda e uma pinça (ou conjunto de pinças) que contém pastilhas de freio. Geralmente, o freio a disco é colocado nas rodas dianteiras.
Quando o sistema é acionado pelo motorista por meio do pedal, o fluido de freio é enviado para a pinça, onde atua nos pistões, empurrando as pastilhas contra o rotor. A pressão das pastilhas contra o disco cria atrito, o que gera uma força de frenagem que desacelera a rotação da roda e, consequentemente, do veículo.
Durante a frenagem com o freio a disco, ocorre a geração de calor devido ao atrito entre as pastilhas e o rotor. Para evitar o superaquecimento e a perda de eficiência do freio, esses componentes são projetados com aletas ou perfurações para auxiliar na dissipação do calor. Isso ajuda a manter a estabilidade do sistema de freio durante o uso prolongado.
Componentes do freio a disco
- Rotor
É um disco de metal preso à roda do veículo. Ele gira com a roda e é responsável por receber a pressão das pastilhas de freio para gerar atrito e desaceleração.
- Pinça
É uma peça fixa no veículo, que contém um ou mais pistões. A pinça é responsável por segurar as pastilhas e aplicar a força necessária para pressioná-las contra o rotor.
- Pastilhas de freio
São blocos de material de fricção (geralmente compostos de cerâmica, metal ou materiais orgânicos). As pastilhas são projetadas para suportar altas temperaturas e fornecem o atrito para a frenagem.
Saiba quais são as vantagens e desvantagens do freio a disco
O freio a disco oferece várias vantagens em relação a outros sistemas de freio, como o freio a tambor. Veja a seguir!
Vantagens do freio a disco
- Eficiência de frenagem
O freio a disco proporciona uma frenagem mais eficiente e rápida, em comparação com o freio a tambor, sobretudo pelas características dos componentes e ter menos perdas mecânicas. Além disso, as pastilhas de freio exercem uma pressão direta nos discos, gerando uma frenagem mais eficiente.
- Desempenho maior em condições adversas
Os freios a disco têm um desempenho mais consistente ao longo do tempo, mesmo em condições adversas, como chuva ou lama. Eles têm uma capacidade melhor de limpar a superfície de frenagem, o que resulta em uma frenagem mais confiável.
- Melhor dissipação de calor
Os discos de freio geralmente têm mecanismos que ajudam na dissipação do calor gerado durante a frenagem. Isso reduz o risco de superaquecimento e a perda de eficiência do freio, especialmente em situações que enfrentam frenagens recorrentes ou prolongadas. Além disso, tem capacidade maior de secagem quando exposto à água.
Desvantagens do freio a disco
- Custo inicial mais caro
Em geral, o freio a disco tende a ser mais caro do que o freio a tambor, tanto em termos de instalação inicial quanto de substituição de componentes.
No entanto, essa perda de eficiência geralmente é transitória e é recuperada quando os componentes secam.
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O que significa freios a tambor?
O freio a tambor é um sistema de freio utilizado em veículos para reduzir a velocidade ou parar o movimento das rodas. Ele consiste em várias partes: tambor, sapatas de freio, cilindro de roda, cilindro mestre, molas e alavanca.
O sistema é acionado pelo motorista por meio do pedal de freio localizado no interior do veículo. Ao pressionar o pedal, a força é transmitida para o cilindro mestre, composto por dois pistões separados. Quando o pedal de freio é bloqueado, o fluido de freio é comprimido em um dos pistões, criando pressão hidráulica.
A pressão hidráulica gerada no cilindro mestre é transmitida às rodas através das linhas de freio. Essa pressão faz com que o cilindro de roda, localizado em cada roda, seja acionado.
O tambor é uma peça circular que está ligada à roda. Quando as sapatas de freio são pressionadas contra a superfície interna do tambor, o atrito é criado, o que resulta em desaceleração ou parada da roda.
Assim como o freio a disco, o freio a tambor é projetado com mecanismos que dissipam o calor gerado pelo atrito entre as sapatas de freio e a superfície do tambor. Isso evita o superaquecimento do sistema de freio.
Vantagens e desvantagens do freio a tambor
O freio a tambor possui algumas vantagens e proteção em relação a outros sistemas. Veja!
Vantagens do freio a tambor
- Menor custo
O freio a tambor é mais barato de produzir e instalar em comparação com o freio a disco, o que o torna uma opção mais econômica.
- Durabilidade
O sistema de freio a tambor é conhecido por ser robusto e durável, capaz de suportar condições adversas, como calor excessivo, poeira e sujeira. Isso faz com que ele seja popular em veículos pesados.
Desvantagens do freio a tambor
- Performance de frenagem
Em comparação com o freio a disco, o freio a tambor tende a oferecer uma capacidade de frenagem inferior, sendo mais lento e menos propício a frenagens contínuas.
- Dissipação de calor
O freio a tambor tem uma capacidade menor de dissipação de calor em comparação com o freio a disco. Isso pode levar ao superaquecimento do sistema durante frenagens prolongadas ou intensas, causando uma redução na capacidade de frenagem e aumento da possibilidade de falha.
- Manutenção
O freio a tambor requer manutenção regular, incluindo ajuste das sapatas de freio, substituição de cilindros de roda e lubrificação adequada.
É importante ressaltar que a manutenção adequada do sistema de freio a disco freio a tambor é essencial para garantir a eficiência e segurança em ambos os sistemas. A verificação regular das pastilhas, discos e fluido de freio, assim como o ajuste correto das peças, são fundamentais para o bom funcionamento.
Sobre a COBREQ
A COBREQ, pertencente ao TMD Friction, um dos maiores produtores de materiais de fricção do mundo, disponibiliza componentes de freios a disco e tambor, para atender diferentes linhas de automóveis.
Com uma extensa gama de itens para atender a frota do mercado, a Cobreq é a solução ideal, trazendo conforto, performance e segurança para os seus usuários.
Por exemplo, as lonas de freios foram desenvolvidas para atender a gama de veículos comerciais, levando em consideração os padrões internacionais de segurança dos fabricantes e órgãos legislativos.
Além disso, possui ótima performance de frenagem nas mais diversas condições de temperatura, baixo desgaste e alta resistência mecânica. A baixa abrasividade com o tambor proporciona maior durabilidade e menor custo de manutenção.
Já a linha leve conta com componentes de alta qualidade, para garantir a melhor eficiência de frenagem, isso pode ser visto na linha de pastilhas. Com mais de 6.000 aplicações, a COBREQ dispõe da gama mais completa para veículos fabricados atualmente e é líder em equipamentos originais.