Os freios de bicicleta são fundamentais para garantir a segurança no pedal e, em algumas modalidades, permitem realizar manobras. Quem é experiente sabe que não é seguro tentar parar a bike colocando os pés no chão, por exemplo, pois em descidas íngremes, essa ação pode causar acidentes que colocam a vida do condutor em risco.
Nesse sentido, é importante entender como fazer uma manutenção básica dos freios da bicicleta para garantir que o equipamento funcione bem em qualquer condição de uso.
Saiba como fazer manutenção preventiva dos freios de bicicleta
A manutenção preventiva básica previne o mau funcionamento de freios de bicicleta antes que os problemas atrapalhem a condução do veículo, causando sérios riscos de segurança. Para isso, é importante que o ciclista siga os seguintes processos:
Inspeção visual dos componentes do freio
A manutenção manual da bike consiste em avaliar visualmente os freios em busca de desgaste, danos ou peças soltas. Também é necessário verificar as pastilhas de freio para ver se estão gastas ou danificadas. Se houver algum problema aparente, as peças danificadas devem ser substituídas por um profissional devidamente capacitado.
Ajuste dos cabos
Outro ponto importante na manutenção preventiva é realizar o ajuste dos cabos de freio de bicicleta, sempre que o equipamento vibrar, fazer sons estranhos ou ter resposta lenta de frenagem.
Por isso, é preciso verificar a tensão dos cabos de freio, pois eles devem estar firmes, mas não tão apertados. Se necessário, o ajuste da tensão pode ser feito com os ajustadores presentes no sistema ou por um profissional.
Alinhamento das pastilhas de freio
Verificar se as pastilhas de freio estão alinhadas corretamente com as superfícies de frenagem das rodas garante o bom funcionamento do equipamento. Se estiverem desalinhadas, ajuste-as cuidadosamente para ficarem paralelas à superfície da roda.
Lubrificação e limpeza dos cabos de freio
A limpeza do cabo mantém os freios de bicicleta funcionando corretamente, garantindo a segurança da bike. Depois disso, é preciso lubrificar os cabos, mesmo em bikes com cabeamento interno. Jamais se deve utilizar óleo e lubrificantes nas sapatas, rotores, pastilhas, discos ou aros.
É preciso aplicar uma pequena quantidade de lubrificante de bicicleta específico para cabos de freio nos pontos de atrito dos cabos. Isso ajudará a garantir um movimento suave dos cabos e evitará a oxidação no decorrer do tempo de uso.
O recomendado é fazer esse processo periodicamente, sobretudo após pedalar em terrenos com excesso de água e lama. Já as bikes sem cabeamento interno precisam de um período menor entre as lubrificações.
Alinhamento dos aros
No freio de aro para bicicleta, a exemplo do V-Brake, é importante observar as condições dos aros. Isso porque o aro é o responsável pela frenagem – quando o ciclista aciona a maçaneta do guidão, os cabos apertam as laterais do aro, diminuindo a velocidade da bike.
Caso o aro esteja desalinhado, pode causar danos na sapata de freio, deixando a condução mais lenta. Nesse caso, é preciso realizar o alinhamento. Além disso, os aros tendem a ficar emborrachados, prejudicando o desempenho das sapatas – como, por exemplo, impedindo a roda de girar normalmente.
Problemas comuns nos freios de bicicleta e como resolvê-los
Para o ciclista inexperiente, pode ser difícil identificar quando o freio da bicicleta apresenta problemas. Nesse sentido, separamos dicas de como identificar que o equipamento precisa ser ajustado ou substituído.
Frenagem insuficiente
Se o sistema de freio da bicicleta não está respondendo bem ou tem pouca potência de frenagem, pode ser necessário ajustar o tensionamento dos cabos. Para isso, é preciso verificar se os cabos estão conectados e não estão frouxos.
O ajuste de tensão dos cabos pode ser feito usando o ajustador presente nas alavancas de freio ou nos próprios freios. Além disso, verificar se as pastilhas de freio não estão gastas.
Freios rangendo
Ruído alto e desagradável produzido pelo freio da bicicleta pode ser devido ao acúmulo de sujeira ou poeira nos componentes do freio. Para resolver esse problema, é preciso limpar as pastilhas de freio com um pano limpo e um produto específico para bikes, principalmente após passar por terrenos com pedra e areia.
Certifique-se de remover qualquer sujeira ou resíduo das pastilhas e das superfícies de contato com cuidado para não danificar os componentes.
Cabos de freio rompidos ou danificados
Desgaste natural ou tensão excessiva pode levar à quebra dos cabos de freio, inclusive durante a pedalada. Caso aconteça, é preciso interromper o uso da bicicleta para garantir a segurança do ciclista.
É necessário substituir os cabos de freio danificados por novos, de preferência, com profissional especializado em manutenção de bike.
Freios travados
Cabos de freio muito tensos ou pastilhas desalinhadas podem causar esse problema. Para resolver, deve-se fazer o ajuste da tensão dos cabos de freio para garantir que eles se movam suavemente e que as pastilhas estejam alinhadas corretamente.
Como escolher os freios de bicicleta ideais para cada necessidade
Entenda a seguir como escolher os freios de bicicleta ideais:
Tipo de bicicleta
Bicicletas de estrada. Geralmente, as bicicletas deste modelo são equipadas com freios de aro ou freios a disco hidráulicos.
Bicicletas de montanha. As opções comuns são freios a disco hidráulicos ou freios a disco mecânicos. Os freios a disco oferecem maior potência de frenagem e melhor desempenho em condições de trilha.
Bicicletas urbanas. Podem ser equipadas com freios a disco (hidráulicos ou mecânicos) ou freios do tipo V-brake, dependendo das preferências pessoais e das necessidades de uso.
Estilo de pilotagem
Pilotagem agressiva. Para ciclistas que praticam trilhas mais complicadas, com saltos ou descidas íngremes, os freios a disco hidráulicos são recomendados devido à potência e capacidade de frenagem
Pilotagem recreativa ou de estrada. Os freios de aro (caliper brakes) ainda são amplamente usados em bicicletas de estrada, por proporcionarem uma boa modulação e por serem mais leves, em comparação aos freios a disco.
Condições de uso
Chuva ou lama. Os freios a disco, especialmente os hidráulicos, oferecem melhor desempenho em condições de terreno molhado e com lama, pois a água não afeta tanto a capacidade de frenagem quanto os freios de aro.
Terrenos íngremes ou descidas longas. Os freios a disco hidráulicos têm maior capacidade de dissipação de calor e, portanto, são mais adequados para descidas prolongadas, onde o superaquecimento dos freios pode ser um problema na hora da frenagem.
Pastilha de freio COBREQ: conheça a Linha Bike
Você sabia que o ideal é que as pastilhas tenham ranhuras entre 3 mm e 4 mm de profundidade? Quando sobrar cerca de 1 mm, elas devem ser substituídas. Notou que as pastilhas de freio precisam ser trocadas? Saiba onde comprar componentes de freio para bicicletas com a COBREQ.
A COBREQ faz parte do grupo TMD FRICTION, líder mundial no desenvolvimento de tecnologias de fricção para o mercado de montadoras e de reposição para as linhas leve, pesada, motocicletas e bicicletas.
Para atender o mercado de bicicletas, a COBREQ tem a linha BIKERS, desenvolvida para uso profissional ou passeio e sempre que o ciclista precisar de uma resposta de frenagem confiável.
As pastilhas COBREQ BIKERS foram projetadas para oferecer alto padrão de tecnologia de fricção e máximo conforto para o ciclista. Conheça as linhas de freios COBREQ.
Linha Cerâmica
O material das pastilhas de cerâmica COBREQ BIKERS possui uma composição diferenciada que garante alta confiabilidade de frenagem com benefícios extras que só esta pastilha pode oferecer.
Além disso, garante frenagem estável sob uma ampla faixa de temperaturas para garantir um desempenho consistente, sobretudo em descidas longas e íngremes, para proporcionar segurança e confiabilidade em qualquer jornada.
A linha garante excelente desempenho em todos os tipos de terreno mesmo com variações climáticas extremas, ou seja, o ciclista pode pedalar sem se preocupar com o freio. Todos os modelos da linha seguem com calibrador, mola de retorno e pino guia para garantir uma manutenção rápida e fácil.
Linha Resina
As pastilhas de resina COBREQ Bikers utilizam em sua composição uma mistura de fibras e elementos metálicos unidos por resina. Essa combinação garante baixa agressividade ao disco de freio e boa resistência em frenagens prolongadas. Além disso, são muito populares pelo custo benefício e desempenho.
Testes indicaram que a composição de materiais das pastilhas possuem boa resistência ao desgaste, ou seja, maior vida útil das pastilhas, proporcionando uma melhor relação custo-benefício para a manutenção da bike. Todos os modelos da linha são entregues com mola de retorno e pino guia para facilitar a manutenção da bicicleta.
Acesse o site da COBREQ e saiba onde adquirir as melhores partilhas de freios do mercado para a sua bike!