A manutenção preventiva veicular visa prevenir falhas no funcionamento do carro, antes que os componentes do automóvel comecem a apresentar problemas. Geralmente, é feita de acordo com a intensidade de uso do automóvel, mas até mesmo quem é cauteloso no trânsito precisa ter esse cuidado.
Isso porque o recomendado é realizar a manutenção a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados – quantidade que pode ser ultrapassada em menos de seis, no caso de motoristas por aplicativo, por exemplo.
A revisão dos freios é parte essencial do checklist de manutenção, e neste post a COBREQ esclarece qual a importância disso no dia a dia, como o reparador pode se aperfeiçoar para entregar um bom serviço ao cliente e onde encontrar peças de reposição de alta qualidade.
Por que é importante a manutenção preventiva de freios?
Com o passar do tempo de utilização, todo veículo começa a sofrer com desgastes de peças, principalmente no caso de motoristas que fazem uso intenso do automóvel. Por isso, é importante ter um calendário de manutenção preventiva veicular, que é conjunto de ações que tem como finalidade prevenir possíveis falhas e manter a conservação do carro.
Os freios são um dos sistemas mais críticos em um veículo, pois são responsáveis por reduzir a velocidade e parar o automóvel quando acionado, evitando acidentes.
Nesse sentido, a manutenção preventiva do sistema de freio é um dos itens fundamentais na hora de montar o checklist, pois é isso que de fato garante que a frenagem seja realizada sempre em boas condições de funcionamento.
Sempre prestando atenção ao risco de falhas que podem resultar em acidentes, cabe ao reparador ressaltar ao cliente a importância de levar o veículo periodicamente para verificar se há sinais de problemas no freio.
Os componentes dos freios, como pastilhas, discos, tambores e fluido de freio, desgastam-se ao longo do tempo. Por isso, a manutenção preventiva envolve a manutenção e substituição desses componentes desgastados antes que eles causem falhas de desempenho.
Além disso, a manutenção preventiva dos freios evita reparos mais caros no futuro. Ao identificar e corrigir problemas menores antes que se tornem graves, o condutor elimina danos adicionais a outros componentes do sistema de freios.
Isso pode resultar em economia de dinheiro a longo prazo, pois a substituição de peças danificadas ou o reparo de danos maiores pode ser mais caro do que a manutenção regular.
Componentes dos freios que precisam de manutenção
A manutenção preventiva dos freios ajuda a prolongar a vida útil dos componentes do sistema. Substituir as pastilhas de freio desgastadas antes que elas se desgastem completamente, por exemplo, pode evitar danos aos discos de freio.
Ao manter os componentes em boas condições, o condutor evita o desgaste excessivo e prolonga a vida útil dos freios. A seguir, conheça os componentes de freios que precisam de manutenção.
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Discos de freio
São os componentes em forma de disco que giram junto com as rodas do veículo. Eles são expostos ao atrito das pastilhas de freio e podem sofrer desgaste ou apresentar problemas, como sulcos ou empenamentos.
Durante a manutenção preventiva, os discos de freio devem ser inspecionados para verificar sua espessura e integridade. Se estiverem desgastados ou danificados, podem ser substituídos. De qualquer modo, não há uma vida útil exata para essa peça.
Pedal de freio
O pedal do freio é responsável por acionar o sistema de freios e reduzir a velocidade ou parar o veículo quando necessário. Caso ele esteja muito baixo, sobretudo após uma quantidade considerável de frenagens bruscas, precisa de inspeção para verificar se está posicionado corretamente ou se há algum outro item do sistema precisando de revisão ou substituição.
Fluido de freio
Responsável por transmitir a pressão do pedal de freio para as rodas, o fluido de freio com o tempo pode absorver umidade e substâncias contaminantes, reduzindo sua eficácia. Durante a manutenção, o nível e a qualidade do fluido de freio devem ser verificados.
Se estiver contaminado ou com nível baixo, deve ser drenado e substituído conforme as recomendações do fabricante. Devem ser trocados a cada 10 mil quilômetros.
Tambor de freio (em veículos com freios a tambor)
Em alguns veículos, especialmente nas rodas traseiras, são usados freios a tambor em vez de discos de freio, mas que também podem sofrer desgaste ao longo do tempo e precisam ser inspecionados na manutenção preventiva.
Eles devem estar livres de irregularidades e com a espessura adequada. Se estiverem desgastados ou danificados, sobretudo quando causarem trepidação no carro, devem ser vistoriados e trocados, se necessário.
Pastilhas de freio
As pastilhas de freio são peças que entram em contato direto com os discos de freio para gerar atrito e reduzir a velocidade do veículo. Com o uso, as pastilhas de freio se desgastam e precisam ser substituídas.
A verificação regular das pastilhas de freio é essencial para garantir que elas tenham espessura adequada. De todo modo, a vida útil deste componente depende dos hábitos do condutor, mas em média, devem ser trocada a cada 10 mil km.
As principais informações a serem passadas para o cliente sobre manutenção preventiva
O período para a realização da manutenção preventiva de cada componente do sistema de freio serve como indicador médio. Para saber o tempo exato para cada modelo de carro, é importante consultar o manual do veículo, que apresenta informações sobre o calendário de manutenção, bem como os produtos que podem ser utilizados nesse processo.
Além disso, a condução do motorista também impacta na manutenção preventiva, sobretudo do sistema de freio. Caso a pessoa tenha o hábito de fazer frenagens bruscas, por exemplo, terá que trocar componentes do freio com uma frequência maior de um condutor que não costuma frear bruscamente.
Outro ponto importante é que a manutenção preventiva torna-se fundamental antes de viagens, afinal, evita que o carro apresente problemas mecânicos na estrada. Já veículos mais velhos precisam de manutenção periódica em maior quantidade devido ao desgaste natural das peças.
Por fim, a frequência de manutenção de freios de carros pode também variar de acordo com o tipo de sistema utilizado no automóvel (freio a disco ou tambor). Cada sistema é composto por peças diferentes e que podem apresentar desgaste em períodos distintos.
Sinais de desgaste dos freios que merecem atenção:
- ruídos e barulhos estranhos ao acionar o freio;
- lentidão na frenagem;
- frenagem brusca mesmo com pouca força no pedal de freio;
- barulho de metal rangendo;
- trepidação no pedal do freio;
- pedal de freio rigido ou frouxo;
- luz acesa do painel (ponto de exclamação dentro de um círculo);
- peças de procedência duvidosa, ou seja, componentes que não são originais, adquiridos no “mercado paralelo”.
Manutenção preventiva dos freios com COBREQ
Independentemente de se tratar de veículos de passeio, comerciais, pesados ou motos, a COBREQ tem a solução ideal para atender o mercado profissional de manutenção veicular.
Por isso, após a manutenção preventiva no carro dos seus clientes, conte com a marca líder mundial de pastilhas para veículos no mercado de componentes originais e de reposição.
A COBREQ oferece segurança e desempenho nos componentes de freio e outros produtos, que apenas os produtos originais conseguem garantir. Afinal, peças paralelas podem comprometer a dirigibilidade do condutor e, até mesmo, causar acidentes graves.
É possível encontrar linha completa de pastilhas, sapatas e fluidos para freios para diversas marcas de veículos, para melhor frenagem e maior vida útil do sistema de freio.
Além disso, a COBREQ oferece palestras técnicas aos reparadores, onde são abordados temas como conceitos, principais problemas, diagnósticos e como executar o plano de manutenção, orientando a aplicação e particularidades de seus produtos e oferecendo o checklist como parte de seu serviço de apoio aos aplicadores.
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