As certificações e normas para oficina mecânica para serviços automotivos são emitidas por órgãos especializados no mercado, como o Instituto de Qualidade Automotiva (IQA) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Para obtê-las, o estabelecimento deve cumprir os requisitos de qualidade.
Essas normas de certificação são importantes para os processos da oficina de veículos, servindo como base para o negócio estabelecer parcerias, como uma maneira de comprovar a eficácia dos serviços e produtos oferecidos aos clientes.
Além das normas que orientam o trabalho em si, é importante contar com produtos certificados na hora de realizar reparos nos veículos. Neste post, você entenderá o porquê é importante sua oficina mecânica ter certificações e, também, como encontrar componentes de freio confiáveis e de alta qualidade.
A importância das normas da ABNT nas oficinas mecânicas
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é responsável por desenvolver e publicar normas técnicas no Brasil em diversos setores, incluindo normas para oficina mecânica. Nesse caso, a entidade privada estabelece diretrizes e procedimentos técnicos para diversas atividades relacionadas à manutenção e reparo de veículos, incluindo:
- inspeção;
- diagnóstico;
- reparo;
- troca de peças;
- entre outros serviços automotivos.
A ABNT também estabelece normas para a qualidade de peças e materiais automotivos utilizados na manutenção de veículos. Ou seja, as oficinas mecânicas podem utilizar peças que atendam a esses padrões, garantindo a qualidade e a durabilidade das substituições e a segurança no trânsito.
Pode estabelecer ainda requisitos para a qualificação de técnicos e mecânicos que trabalham em oficinas automotivas. Isso ajuda a garantir que os profissionais tenham o conhecimento e as habilidades necessárias para realizar reparos de alta qualidade.
Ao seguir as normas para oficina mecânica, os profissionais garantem que seus serviços sejam executados de maneira consistente e de acordo com as melhores práticas para o setor automotivo.
O que é a norma ABNT NBR 13032:2008?
A retífica de motores é um processo de reparação e manutenção de motores de veículos e outros equipamentos, padronizado pela NBR 13032:2008. A norma em questão estabelece uma série de regras que devem ser seguidas por profissionais especializados em oficinas mecânicas e retíficas especializadas.
A norma apresenta orientações desde apontar como o motor deve ser removido do veículo ou desmontado para acessar seus componentes internos, até quais peças não podem ser reparadas devido a desgaste excessivo ou danos irreparáveis.
A NBR 13032:2008 é separada em três importantes etapas:
Preparatória: Trata-se da organização de equipamentos, instrumentos, ferramentas e dispositivos. É necessário ter uma estrutura empresarial ambiente adequada para o desenvolvimento de suas funções administrativa, comercial, produtiva, de manutenção, assistência técnica e estocagem.
Diagnóstico: Diagnóstico, conclusão e resultado das avaliações. Os procedimentos constantes neste tópico determinam os serviços de retífica, usinagem e reparação que devem ser executados no item abaixo.
Execução dos serviços: Os resultados encontrados na fase diagnóstica determinam o serviço de retifica usinagem e reparação que deve ser executado.
> Leia também: Cobreq eleita pela 10ª vez consecutiva a marca mais lembrada no Prêmio Sindirepa-SP
Norma ABNT NBR 15681/2009: qualificação de mecânico de manutenção
Todo mundo conhece alguém que aprendeu noções de mecânica com o pai ou com o tio, no entanto, o profissional que trabalha com manutenção de veículo precisa ter capacitação adequada para realizar esse serviço, atendendo normas e padrões técnicos, de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente.
Assim, as normas para oficina mecânica passam também pela devida capacitação do mecânico de manutenção e estão na ABNT NBR 15681/2009. Essa norma, desenvolvida pelo IQA, estabelece os requisitos para a qualificação de profissionais envolvidos na reparação automotiva.
A norma visa garantir a qualidade dos serviços de manutenção automotiva e valorizar o trabalho dos profissionais nessa área. Ela define os critérios de formação, experiência e competência necessários para que exerçam suas funções de maneira adequada e segura.
Essa norma é importante para a indústria automobilística, uma vez que ajuda a assegurar que os serviços de manutenção e reparo sejam realizados por profissionais qualificados, contribuindo para a segurança dos veículos e a satisfação dos clientes.
Além disso, sinaliza os requisitos mínimos para a função:
- 4° ano do ensino fundamental completo, além de 4 anos como ajudante ou 3 anos como mecânico;
- Ensino fundamental completo, além de 3 anos como ajudante ou 3 anos como mecânico;
- Ensino fundamental completo e curso profissionalizante na área de manutenção automotiva ou ensino médio completo, além de 2 anos como ajudante ou 1 ano como mecânico;
- O mecânico também deve possuir o curso de mecânica básica completo, podendo se especializar em veículos leves ou pesados após a conclusão do módulo básico.
Há também a possibilidade de obter a Certificação IQA para Reparador Automotivo.
ISO 9001: excelência na gestão da oficina mecânica
A norma ISO 9001 é um padrão internacional de gestão da qualidade que estabelece requisitos para sistemas de gestão que visam melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos por uma organização. Isso inclui empresas de diversos setores, a exemplo das oficinas mecânicas.
Mesmo não sendo especificamente uma entre as normas para oficina mecânica, essa certificação entrega credibilidade aos clientes. Ela define um conjunto de princípios e práticas que devem ser seguidos para que uma oficina mecânica (ou outra empresa) receba a certificação, tais como:
Padrões de qualidade
A ISO 9001 define padrões claros e específicos para a gestão da qualidade em uma organização, desde a gestão de recursos até a medição de desempenho.
Foco no cliente
A norma coloca o cliente no centro das operações da empresa, incentivando as organizações a entenderem as necessidades e expectativas de seus clientes e a trabalharem para satisfazê-los de forma consistente.
Melhoria contínua
A ISO 9001 promove a cultura da melhoria contínua, encorajando as empresas a identificarem oportunidades de aprimoramento em seus processos e sistemas de gestão da qualidade.
Quais os benefícios de uma oficina obter a certificação ISO 9000?
- Maior credibilidade;
- Melhoria na qualidade;
- Aumento da eficiência operacional;
- Acesso a novos mercados e clientes;
- Redução de custos.
Cobreq e o compromisso com qualidade e segurança
A Cobreq faz parte da TMD Friction, líder global no fornecimento de soluções de alta qualidade para o sistema de fricção para os setores automotivos. A empresa desenvolve e fabrica pastilhas de freio a disco e lonas de freio a tambor para linhas comerciais, leves e motocicletas.
No que se refere a qualidade e segurança, sua oficina pode contar com produtos fabricados sob rigorosos sistemas de qualidade, testados nos nosso centro avançado de pesquisas científicas.
Assim, os seus clientes recebem componentes de freio de uma marca que preza pela excelência, pela qualidade e pela conformidade com padrões e regulamentos.
Certificações que a COBREQ tem:
- Selo ISO 14.001;
- Selo IATF/9001;
- CHAS;
- AITA;
- Sem Amianto.
Sua oficina mecânica está em dia com as certificações? Aproveite para agregar valor aos seus serviços com os produtos de alta qualidade Cobreq! Acesse o site e conheça os nossos catálogos de componentes para freio.