A limpeza dos freios é realmente necessária? Se você já se perguntou sobre a importância desse procedimento para o seu veículo, você não está sozinho.
Muitos motoristas ficam em dúvida se a limpeza do sistema é um serviço essencial ou apenas uma forma de aumentar a conta da oficina.
Neste post, você entenderá o que é a limpeza dos freios, como a sujeira pode afetar a eficiência do sistema de frenagem e em quais situações ela realmente se torna necessária.
O que é a limpeza do sistema de freio?
A limpeza do sistema de freio é um processo feito na manutenção que envolve a remoção de sujeira, poeira e demais detritos acumulados nas diversas partes do sistema de frenagem de um veículo. Para isso, é feita a limpeza de componentes como pastilhas, discos e tambores.
Isso porque, durante o processo de frenagem, o atrito entre as pastilhas e os discos (ou tambor) gera um desgaste natural que resulta em pequenas partículas e poeira. Além disso, pode haver vazamento de fluido, e este se acumular no sistema.
Com o tempo, esses resíduos podem se acumular e potencialmente afetar o desempenho de frenagem. Portanto, a limpeza adequada desses componentes é necessária para manter a eficácia dos freios e garantir a segurança do veículo.
Para as motos, as pinças de freio tendem a acumular ainda mais sujeira devido à sua maior exposição ao ambiente externo. Já nas rodas dos carros há uma proteção ao conjunto de freios, mas isso não impede o acúmulo de resíduos.
Por que a limpeza dos freios é importante?
A falta de limpeza pode causar perda de eficiência do sistema de freios, resultando em um baixo coeficiente de atrito entre pastilhas e discos. Em casos de acúmulo extremo de resíduos, pode ocorrer o travamento do conjunto de freios.
A sujeira pode obstruir a região externa dos pistonetes e dos pinos guia, impedindo que a pinça recue ou avance corretamente ao acionar os freios.
Além do conjunto regular de sujeira, há situações especiais onde a limpeza do sistema de freios se torna ainda mais importante. Se o veículo ficar em áreas alagadas ou enfrentar condições de lama e barro, esses materiais podem se infiltrar nos componentes de freio.
Barro e detritos levados pela enxurrada podem acumular nos tambores de freio e entre discos e pastilhas, prejudicando o funcionamento do sistema e aumentando o risco de mau desempenho.
Quando fazer a limpeza do sistema de freio?
A limpeza do sistema de freio não é uma tarefa que exige visitas frequentes à oficina exclusivamente para esse propósito, exceto em casos específicos, como quando o veículo passa por áreas alagadas.
Portanto, se o veículo for exposto a enchentes ou lama, é essencial realizar uma limpeza imediata para evitar danos. Fora desses casos, a limpeza dos freios é recomendada durante a troca de componentes, como pastilhas, discos, lonas e tambores.
Ao substituir qualquer uma dessas peças, é uma prática comum realizar a limpeza do sistema, afinal, o sistema já está desmontado e o procedimento leva poucos minutos. Isso ajuda a garantir que novos componentes funcionem de maneira eficiente e sem obstruções causadas por sujeira ou detritos acumulados.
Planeje a limpeza dos freios em conjunto com a substituição de componentes na manutenção preventiva para manter o desempenho e a segurança do seu veículo.
Manutenção preventiva do sistema de freio
É recomendável que o sistema seja vistoriado a cada 10.000 km ou pelo menos uma vez por ano, o que ocorrer primeiro. Durante essa inspeção dos freios, é preciso verificar as pastilhas, discos, tambores, cilindros e demais componentes.
Contar com um mecânico de confiança é essencial para garantir que a limpeza e a manutenção dos freios seja realizada corretamente. Um profissional qualificado pode identificar e corrigir problemas antes que eles se agravem.
Fique atento a sinais de desgaste, como ruídos ao frear, pedal de freio pulsante, vibração no volante ou redução na eficiência de frenagem. Eles indicam que pode haver um problema que precisa ser inspecionado.
Limpeza do sistema de frenagem com Cobreq/Textar
O desgaste natural das pastilhas de freio gera pó, que pode se acumular no sistema de frenagem. Quando as pastilhas entram em contato com os discos, a fricção necessária para parar o veículo também produz pequenas partículas que se dispersam e se acumulam.
A Cobreq, reconhecida por sua excelência em soluções automotivas para freios, oferece uma resposta inovadora a esse desafio. Com base em tecnologias mundiais e utilizando matérias-primas de partículas extremamente pequenas e cores mais claras, a marca desenvolveu o material de fricção COBREQ CERÂMICO CO8700.
Este material foi projetado para proporcionar uma frenagem eficiente com uma baixa taxa de desgaste. Como resultado, há uma menor deposição de pó sobre as rodas, mantendo-as com um aspecto mais limpo por muito mais tempo.
Textar para manutenção e limpeza de freios
Para assegurar a máxima eficácia e segurança dos sistemas de freios, a Textar, marca alemã de produtos “premium” do grupo TMD Friction, desenvolveu uma linha de produtos especializados, projetados para atender às necessidades específicas de manutenção preventiva e limpeza. Estes produtos, que incluem a HydraTec, o CeraTec e o Fórmula XT, representam o que há de mais avançado em tecnologia para a conservação e otimização do desempenho dos sistemas de freios além de outros sistemas do automóvel que para atuarem com máxima performance necessitem de limpeza e lubrificação.
A seguir, detalhamos as características e aplicações de cada um desses produtos, demonstrando como eles contribuem para a manutenção da segurança e eficiência dos veículos.
HydraTec: A Hydra Tec é uma cera de complexo de lítio totalmente sintética, desenvolvida para a lubrificação de longa duração de pares metal/plástico ou plástico/plástico. Utilizada em aplicações automotivas gerais, a HydraTec é compatível com materiais sintéticos comuns, elastômeros e fluidos de freio (DOT3, DOT4, DOT4LV, DOT5.1). Antes da aplicação, é imprescindível consultar a folha de dados de segurança para obter informações sobre medidas de precaução e dicas de segurança para o uso da Hydra Tec.
Cera Tec: O Cera Tec é um lubrificante (que pode e deve ser utilizado para minimizar a incidência de ruido), não metálico, resistente a altas temperaturas (até 1.000°C), projetado para reduzir o ruído de atrito e proteger contra arranhões e corrosão. Cera Tec é adequado para superfícies de contato metal/metal, sistemas de frenagem antibloqueio e é sustentável, livre de cobre e ácidos.
Fórmula XT: Já o Fórmula XT é um limpador para sistemas de freios que efetivamente remove óleo, graxa e sujeira sem deixar resíduos. Fórmula XT é aplicável na limpeza de componentes de freio, embreagem, engrenagem, além de motores de partida, alternadores, bombas de combustível e componentes do motor. Este produto é ambientalmente amigável, não danifica superfícies de poliestireno e não contém solventes.
HydraTec: A Hydra Tec é uma cera de complexo de lítio totalmente sintética, desenvolvida para a lubrificação de longa duração de pares metal/plástico ou plástico/plástico. Utilizada em aplicações automotivas gerais, a HydraTec é compatível com materiais sintéticos comuns, elastômeros e fluidos de freio (DOT3, DOT4, DOT4LV, DOT5.1). Antes da aplicação, é imprescindível consultar a folha de dados de segurança para obter informações sobre medidas de precaução e dicas de segurança para o uso da Hydra Tec.
Cera Tec: O Cera Tec é um lubrificante (que pode e deve ser utilizado para minimizar a incidência de ruido), não metálico, resistente a altas temperaturas (até 1.000°C), projetado para reduzir o ruído de atrito e proteger contra arranhões e corrosão. Cera Tec é adequado para superfícies de contato metal/metal, sistemas de frenagem antibloqueio e é sustentável, livre de cobre e ácidos.
A limpeza e manutenção dos freios é uma parte essencial da manutenção do veículo, garantindo o funcionamento eficiente do sistema.
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