Manter o sistema de freio a tambor em perfeitas condições garante a segurança automotiva. Então, a manutenção regular não só assegura a eficácia da frenagem, mas também previne problemas que podem comprometer a integridade do veículo e a segurança dos passageiros.
Neste conteúdo, você entenderá a importância da manutenção dos freios a tambor, os sinais de desgaste que devem ser observados e as melhores práticas para manter esse sistema sempre em funcionamento adequado.
Quais os componentes do sistema de freio a tambor?
O freio a tambor está presente no sistema de frenagem de muitos veículos, apesar de ser antigo. Ele funciona com o atrito entre as lonas e o tambor (que tem o formato de uma panela), convertendo a energia cinética do veículo em energia térmica para reduzir sua velocidade.
De forma simplificado, o freio a tambor segue o seguinte processo:
- Quando o motorista pisa no pedal de freio, a pressão hidráulica é aumentada no sistema.
- Este aumento de pressão é gerado pelo cilindro mestre e enviado através do fluido de freio até os cilindros de roda.
- Nos cilindros de roda, o fluido pressurizado faz com que os êmbolos se expandam em direções opostas.
- Os êmbolos empurram as sapatas de freio contra a superfície interna do tambor, que está ligada à roda do veículo.
- O atrito entre o material de fricção que reveste as sapatas e o tambor diminui a velocidade de rotação do tambor e, consequentemente, da roda.
- Quando a pressão do sistema é liberada (ao soltar o pedal do freio), as molas de retorno puxam as sapatas de volta à posição original, afastando-as do tambor.
O tambor também é aplicado no freio de mão. Quando acionado, um cabo ligado a uma alavanca empurra uma haste em contato com as sapatas. Esta ação movimenta as sapatas em direções opostas de forma mecânica, ativando o freio mesmo sem a pressão hidráulica.
É conhecido por ser mais econômico do que o freio a disco, porém, tem a desvantagem de superaquecer mais rapidamente. Isso acontece porque os freios a tambor não têm contato direto com o ar, um dos principais responsáveis pelo resfriamento do conjunto de frenagem.
Entenda a importância da inspeção do freio a tambor
Embora os freios a tambor sejam resistentes, eles podem sofrer danos, principalmente se o motorista esquecer o freio de mão acionado enquanto dirige.
A manutenção do freio garante a segurança e o desempenho do veículo. Para isso, a inspeção visual deve ser realizada a cada 20 mil km rodados ou conforme as recomendações do manual do fabricante. Este processo preventivo ajuda a identificar problemas antes que eles se agravem.
Um mecânico experiente tem a visão treinada para identificar qualquer desgaste irregular, trincas ou vazamento de fluido, para assegurar que todas as peças do freio a tambor estejam em boas condições.
Além disso, é importante observar o diâmetro máximo permitido. Quando o tambor atinge esse limite, deve ser substituído para garantir a eficiência do sistema de frenagem. As lonas devem ser substituídas sempre que os tambores foram trocados.
>> Leia também: Freio a disco ou freio a tambor: qual a diferença?
Dicas para a manutenção do sistema
Para o sistema de freio a tambor funcionar bem e com segurança, é importante que cada peça esteja em boas condições. Todas devem passar por manutenção frequente.
Tambor de freio: precisa estar sem deformações e desgaste excessivo. Se estiver danificado, pode causar vibrações e diminuir a eficiência da frenagem.
Sapatas de freio: as lonas (material das sapatas) de fricção devem ter a espessura correta e estar limpas, sem óleo ou graxa. Sapatas desgastadas ou sujas não criam atrito suficiente, prejudicando a frenagem.
Cilindro de roda: não pode ter vazamentos e os êmbolos devem funcionar bem.
Molas de retorno: precisam ter a tensão correta para garantir que as sapatas voltem à posição original após o uso. Molas fracas ou quebradas podem fazer com que as sapatas fiquem arrastando no tambor.
Cilindro mestre: gera a pressão hidráulica necessária. Qualquer problema pode resultar em perda de pressão.
Fluido de freio: deve estar no nível certo e ser trocado regularmente para evitar contaminação e perda de eficiência. Fluido contaminado pode causar corrosão e falhas nos componentes hidráulicos.
Freio de estacionamento (mecânico): o cabo e a alavanca devem estar em boas condições, sem folgas ou desgaste excessivo, para garantir que o freio de estacionamento funcione corretamente.
É possível fazer a retífica do tambor de freio?
Se os tambores estão com frisos ou irregularidades, eles podem ser retificados, mas é importante respeitar a espessura mínima recomendada pela montadora do veículo.
A retífica é um processo de usinagem que corrige imperfeições e desgastes em superfícies metálicas. No freio a tambor, a retífica envolve a remoção de material para deixá-lo liso e uniforme novamente.
Esse procedimento é realizado para eliminar frisos, irregularidades ou desgastes, assegurando que o tambor esteja em boas condições para o funcionamento seguro e eficiente do sistema de freio.
Produtos Cobreq para freios a tambor
As sapatas de freio trabalham em conjunto com as pastilhas de freio e desempenham múltiplas funções no sistema de frenagem.
Além de sua atuação no freio principal, as sapatas também são responsáveis pelo freio de estacionamento, garantindo a segurança do veículo quando está parado.
Em emergências, quando há perda parcial ou total do freio dianteiro, as sapatas atuam como freio de emergência, graças à ação mecânica realizada por uma alavanca interna conectada a cabos.
A Cobreq, marca da TMD Friction, a maior fabricante de pastilhas de freio do mundo e de outros componentes de freio, se destaca pela qualidade de suas sapatas.
A exigência quanto à qualidade dos produtos excede as normas de certificação, tornando suas sapatas o complemento ideal para tambores de freio e atendendo perfeitamente a ampla frota de veículos no país.
Toda a linha de sapatas Cobreq possui 80 itens, abrangendo as principais montadoras presentes no mercado nacional.
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