Imagine que você está dirigindo tranquilamente pela cidade, curtindo a música no rádio. De repente, ao acionar o pedal do freio, você ouve um barulho estranho, como um chiado metálico. Pode ser que a pastilha esteja raspando no disco de freio da forma errada.
Esse som é um sinal de que algo não está certo. Além do ruído, você pode notar que o consumo de combustível aumentou sem motivo aparente.
Se você está percebendo esses sinais, é hora de verificar seu sistema de freios e garantir que tudo esteja em ordem. Continue a leitura para saber mais!
Como a pastilha e o disco de freio interagem?
No sistema de freio a disco, o atrito entre a pastilha de freio e o disco desacelera o veículo. Quando o motorista aciona o pedal de freio, o fluido hidráulico transmite a força para as pinças de freio, que pressionam as pastilhas contra os discos.
Essa pressão gera atrito, convertendo a energia cinética do veículo em calor, o que reduz a velocidade do carro até sua parada completa. Ou seja, de certa forma, a pastilha precisa “raspar” no disco.
Por isso, a qualidade das pastilhas de freio é importante para manter a segurança veicular, afinal, componentes inferiores podem comprometer o desempenho do sistema de frenagem.
As pastilhas de alta performance otimizam a interação com os discos de freio, resultando em menos desgaste e uma vida útil mais longa para ambos os componentes.
Contudo, se você perceber um barulho excessivo ou anormal ao frear, ou outros sinais de atenção, pode indicar alguns problemas. Verificar regularmente o sistema de frenagem, incluindo pastilhas e discos, ajuda a identificar sinais de desgaste ou danos, garantindo que o veículo opere com segurança.
Troca de disco e pastilha: como identificar que está na hora?
Quando estiver na hora de trocar a pastilha ou o disco, o atrito constante entre os componentes pode causar uma série de problemas que comprometem a segurança e eficiência do veículo.
Disco de freio empenado
O disco de freio empenado é um problema sério que pode deixar a pastilha raspando além do que deveria. Essa condição acontece quando o disco se deforma devido ao calor extremo gerado pelo atrito constante com a pastilha.
Esse empenamento compromete a suavidade da frenagem e também gera calor excessivo, o que acelera o desgaste de todo o sistema.
Além disso, um disco de freio empenado pode resultar em distâncias de parada maiores, colocando em risco a segurança veicular.
Superaquecimento do sistema
O atrito constante entre o disco e a pastilha de baixa qualidade pode levar ao superaquecimento do sistema de frenagem. Esse excesso de calor compromete a eficiência dos freios, pois pode fazer com que o fluido de freio ferva, resultando em uma sensação de pedal “mole” e perda de eficiência na frenagem.
Em situações extremas, o superaquecimento pode causar falhas no sistema de freios, colocando em risco a segurança do veículo e de seus ocupantes.
➡️ Leia também: Entenda por que e quando é necessária a troca de pastilha de freio
Desgaste precoce das peças
O atrito constante gerado quando a pastilha está raspando no disco de freio é um dos principais fatores que contribuem para o desgaste precoce das pastilhas e dos discos.
Esse desgaste dos componentes reduz em muito o intervalo de troca desses componentes, resultando em custos elevados de manutenção. A substituição frequente de pastilhas e discos não só custa caro, mas também pode ser inconveniente, principalmente se não for detectada a tempo e levar a falhas no sistema de freios.
Aumento do consumo de combustível
O atrito contínuo entre o disco e a pastilha faz com que o carro “freie” constantemente, aumentando a resistência ao movimento e tornando o veículo mais pesado.
Esse aumento na resistência resulta em um maior consumo de combustível, porque o motor precisa trabalhar mais para manter a velocidade desejada.
Portanto, além de comprometer a eficiência do sistema de freios, o atrito constante também afeta a eficiência do consumo de combustível, impactando negativamente o custo operacional do veículo.
Barulho irritante
Um dos sinais mais comuns de atrito constante entre peças metálicas é a presença de chiado durante a frenagem. Esse ruído geralmente indica desgaste excessivo das pastilhas raspando no disco ou, ainda, por materiais de baixa qualidade ou pela necessidade de substituição das pastilhas.
Ignorar esse sinal pode levar a danos mais graves no sistema de freios, resultando em reparos mais caros e comprometendo a segurança do veículo.
Como corrigir e evitar o problema?
Para garantir a segurança e eficiência do sistema de freios, os mecânicos precisam inspecionar os componentes, para identificar se a pastilha realmente está raspando no disco e a possível causa do problema.
Essa verificação detalhada permite a substituição precisa das peças necessárias, evitando problemas maiores e garantindo a eficácia da frenagem.
Ao substituir as peças desgastadas, escolha (ou sugira ao seu mecânico) pastilhas originais e de alta qualidade, como as fornecidas pela Cobreq. Produtos de procedência garantida oferecem uma maior durabilidade e, também, mantêm o desempenho da frenagem em diferentes condições de condução.
Além de realizar a manutenção, é importante que os mecânicos orientem seus clientes sobre a importância da manutenção preventiva e o uso de componentes de qualidade.
Informar os motoristas sobre os benefícios de utilizar peças confiáveis e sobre os sinais de desgaste pode ajudar a prevenir falhas no sistema de freios e promover uma condução mais segura.
Quer entender melhor sobre como manter a segurança automotiva do seu veículo? Leia o conteúdo: “Nem sempre o problema é no sistema de freio” e saiba como identificar que algo está errado com o seu veículo.