Você sabe a hora certa de trocar o disco de freio do seu veículo? No caso dos veículos da Linha Leve, sempre que você pressiona o freio, o sistema hidráulico é acionado e as pinças comprimem as pastilhas contra os discos.
Esse processo gera um atrito intenso, elevando a temperatura do sistema a valores muito altos, podendo ultrapassar os 600°C em condições extremas, como alta velocidade e carga elevada no veículo. Esse aumento de temperatura ocorre devido à transformação da energia cinética do veículo em calor durante a frenagem.
Todo esse processo gera desgastes na peça, o que leva à necessidade de fazer a troca. Discos desgastados geram menos atrito com as pastilhas, o que significa que o carro precisa de mais tempo e distância para parar. Isso pode ser extremamente perigoso, principalmente em emergências.
Ao longo deste conteúdo, você saberá como saber quando o disco de freio está ruim e quais os cuidados na manutenção deste componente tão importante para a segurança no trânsito.
Sinais de desgaste do disco de freio
Os discos de freio são componentes essenciais do sistema de frenagem de um veículo e, como qualquer peça mecânica, estão sujeitos a desgaste ao longo do tempo.
Por isso, leve o seu veículo a uma oficina mecânica especializada ao notar os seguintes sinais (aplicáveis apenas à Linha Leve):
Vibrações ao frear: se você sentir vibrações no volante ou no pedal ao frear, pode ser um sinal de que a peça está desgastada e empenada e você precisa realizar a troca do disco de freio. Essas vibrações podem ser mais perceptíveis em velocidades mais altas.
Trepidações no pedal: trepidações ou pulsações no pedal de freio ao pressioná-lo podem indicar um desgaste irregular nos discos de freio. Isso pode ser causado pelo acúmulo de resíduos de frenagem ou pela deformação dos discos.
Ruídos estranhos ao frear: ruídos agudos, rangidos ou chiados ao frear podem ser sinais de desgaste nos discos de freio. Isso pode ser causado pelo contato irregular das pastilhas de freio com os discos desgastados.
Aumento da distância de frenagem: se o veículo leva mais tempo para parar do que o habitual, mesmo ao aplicar a mesma pressão no pedal de freio, pode ser um sinal de que os discos de freio estão desgastados e menos eficientes na dissipação de calor.
Análise visual: inspeções visuais regulares dos discos de freio podem revelar sinais de desgaste, como sulcos profundos, rachaduras, empenamento ou irregularidades na superfície dos discos, como por exemplo os dentes nas bordas. Esses são sinais claros de que os discos precisam ser substituídos.
Cheiro de queimado: um cheiro de queimado após o uso dos freios pode indicar superaquecimento dos discos de freio.
É importante estar atento a esses sinais de desgaste e realizar inspeções periódicas no sistema de freios para garantir a segurança e o bom funcionamento do veículo.
Qual a vida útil de um disco de freio?
A vida útil dos discos é determinada pela espessura mínima especificada. Normalmente, essa informação é gravada no próprio disco ou especificada no manual do fabricante da peça.
O processo de medição dessa espessura na manutenção é feito com micrômetro ou outro instrumento adequado. Com o uso desse instrumento de precisão, o mecânico consegue obter uma leitura exata, garantindo uma análise minuciosa e avaliar a necessidade de trocar o disco de freio. Caso a medição revele que a espessura está abaixo do recomendado, é necessário substituir.
Além da medição, a verificação visual é outra etapa importante do processo de avaliação do disco de freio. O mecânico examina visualmente o componente em busca de sinais de desgaste excessivo, como trincas, sulcos profundos ou irregularidades.
Discos arranhados ou riscados podem ser retificados, mas apenas se a espessura mínima não for ultrapassada. Caso contrário, a substituição é necessária. Além disso, ao substituir os discos, é aconselhável trocar duas rodas do mesmo eixo, ao mesmo tempo, para garantir uniformidade na frenagem.
➡️ Leia também: Como a variação de espessura do disco pode afetar a eficiência dos freios
Fatores que influenciam o desgaste do disco de freio
Os discos de freio, em sua grande maioria, são de ferro fundido, e tendem a se dilatar e expandir sob altas temperaturas, podendo levar a danos estruturais se não forem resfriados adequadamente.
Discos de freio costumam atingir altas temperaturas. Por isso, eles não devem ser resfriados de forma súbita. Por exemplo, se o condutor está descendo uma serra e passa por uma poça d’água, o disco de freio superaquecido entra em contato com a água fria. Esse choque térmico pode causar empenamento no disco de freio.
De maneira geral, o desgaste do disco de freio ocorre naturalmente com o uso contínuo do veículo. Contudo, a maneira como você dirige também afeta o desgaste da peça. Opte por utilizar o motor como freio em descidas acentuadas para manter a durabilidade do item.
Além disso, as pastilhas têm uma vida útil menor em relação ao disco e são a peça-chave para acioná-lo. Portanto, é importante cuidar delas e substituí-las quando necessário, porque uma pastilha ruim ou mal instalada consequentemente desgasta o disco mais rapidamente.
Lembre-se sempre de seguir as recomendações do fabricante e fazer a manutenção adequada para garantir a segurança e o bom funcionamento do sistema de freios do seu veículo.
Avaliação por um profissional qualificado
Levar o veículo a um mecânico qualificado é fundamental para garantir uma avaliação detalhada do sistema de frenagem. A precisão e a experiência de um profissional garantem que qualquer problema no freio que comprometa a segurança e,o desempenho do veículo, seja descoberto.
A verificação do sistema de freio vai além do exame dos discos de freio. É necessário inspecionar diversos componentes para assegurar que todo o sistema esteja funcionando corretamente. Isso inclui a análise das pastilhas, fluido, pinças, cilindros mestres, mangueiras entre outros.
As pastilhas de freio, por exemplo, precisam ser verificadas quanto ao desgaste e à integridade. Além disso, a inspeção das pinças é crucial para detectar vazamentos ou mau funcionamento que poderiam impactar negativamente o desempenho do sistema.
Ao trocar o disco de freio, você pode também avaliar a necessidade de substituir outros componentes importantes, como as pastilhas de freio. A substituição simultânea de discos e pastilhas pode garantir que ambos trabalhem em harmonia, proporcionando uma frenagem mais eficiente e segura.
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