Imagine que um cliente da sua oficina relata problemas de freio. Ele comenta que, enquanto dirigia pela estrada e apreciava a paisagem, ouviu um ruído estranho ao acionar o pedal do freio do carro. Isso levanta a questão: o que pode estar causando isso?
Aqui, ressalta-se a importância de um diagnóstico de freios eficiente, especialmente durante a manutenção preventiva desses sistemas. Esse procedimento é fundamental para assegurar a segurança automotiva e a eficiência do veículo, oferecendo tranquilidade ao motorista e prevenindo problemas maiores no futuro.
Com mais de 60 anos de experiência em componentes de freio, a Cobreq entende a relevância de um diagnóstico preciso para a manutenção adequada dos freios. Por isso, oferecemos uma ampla variedade de produtos de alta qualidade, projetados para garantir a segurança e o desempenho otimizado do sistema de freios.
Problemas de freio mais comuns
A seguir, veja quais os principais sinais de problemas de freio:
Vibrações: sentir vibrações no pedal de freio durante uma emergência é comum em veículos com freios ABS. No entanto, se essas vibrações ocorrerem em toda frenagem, é importante ficar atento. Isso também se aplica aos freios convencionais, que não devem tremer em nenhuma circunstância.
Essa trepidação pode indicar discos ou tambores de freio danificados, assim como cubos de roda danificados, peças essenciais para a frenagem.
Pedal baixo: um pedal de freio que abaixa até tocar o assoalho pode ser sinal de problema no cilindro mestre com vazamento. Se as válvulas estiverem danificadas, ocorre vazamento, resultando na perda de pressão. Vazamentos na tubulação também podem causar esse sintoma, exigindo atenção imediata.
Pedal duro: se o pedal de freio exigir mais força do que o habitual para responder, mesmo assim a resposta demorar, pode haver um problema no sistema de assistência de freio, conhecido como hidrovácuo.
Freio frouxo: um freio que parece borrachudo pode indicar problemas no sistema, que muitas vezes podem ser resolvidos com uma sangria adequada. Acúmulos de água no fluido de freio também podem causar essa sensação, exigindo uma verificação cuidadosa.
Desvio de trajetória: quando o carro puxa para um lado ou para o outro durante a frenagem, isso pode indicar problemas nas pinças de freio, o que resulta em desgaste irregular das pastilhas de freio. Esses desvios devem ser corrigidos prontamente para garantir a segurança durante a condução.
Baixo nível no fluido de freio: Quando o nível de fluido de freio está baixo, pode indicar a presença de vazamentos no sistema ou desgaste das peças, como as pastilhas de freio. Vazamentos nas mangueiras, cilindro mestre, cilindro de rodas ou pinças de freio também podem fazer com que o nível do fluido diminua gradualmente ao longo do tempo.
Além disso, o desgaste das pastilhas de freio durante o uso normal pode resultar em uma diminuição do nível de fluido à medida que o pistão do cilindro de roda se desloca para compensar o desgaste das pastilhas.
Mais produtos Cobreq, menos problemas de freio
A Cobreq é referência em tecnologia de freios, oferecendo aos mecânicos a qualidade, a durabilidade e a confiança que eles precisam para realizar manutenções com excelência.
Com mais de 60 anos de experiência, a Cobreq desenvolve pastilhas, lonas, discos, fluidos e sensores de desgaste com tecnologia de ponta, garantindo eficiência de frenagem superior, maior vida útil das peças e segurança em qualquer situação.
A empresa investe em rigorosos processos e testes de qualidade para assegurar a performance e a confiabilidade de seus produtos. O resultado são produtos essenciais na prevenção e resolução de problemas de freio, atendendo às necessidades de diferentes tipos de veículos, desde carros de passeio até os da Linha Pesada.
Confira as principais soluções Cobreq:
Pastilhas de freio Cobreq: com diferentes composições para atender às necessidades de cada modelo de veículo, proporcionando frenagens seguras e silenciosas.
Lonas de freio: para veículos pesados, com alta resistência mecânica e durabilidade excepcional.
Fluidos de freio: com diferentes viscosidades e pontos de ebulição, para atender às especificações de cada veículo.
Conheça o sensor de desgaste Cobreq
Como você já sabe, uma pastilha desgastada pode causar uma série de problemas de freio. Para auxiliar os profissionais de manutenção automotiva, a Cobreq, líder mundial na fabricação de peças de fricção, desenvolveu o sensor de desgaste para as pastilhas de freio.
O sensor de desgaste elétrico indica se a espessura da pastilha de freio atingiu o limite de uso, emitindo um sinal ou luz de advertência no painel do veículo.
Construídos com cabos, isolantes e conectores de tecnologia superior, os sensores de desgaste proporcionam resistência a altas temperaturas e variações bruscas de temperatura.
Eles oferecem uma tecnologia semelhante à original, garantindo fácil instalação e encaixe perfeito, sem a necessidade de ferramentas especiais ou procedimentos complexos.
Além disso, os sensores de desgaste atendem às especificações técnicas e normas de qualidade exigidas pelos mercados brasileiro e europeu, assegurando uma transmissão precisa do sinal elétrico e um desempenho superior.
Para garantir o melhor funcionamento do sistema de freios, recomenda-se a substituição dos sensores de desgaste a cada substituição das pastilhas de freio.
Problemas de freio: prevenção e manutenção do sistema
Você sabe quais itens são indispensáveis no checklist de manutenção dos freios? Veja a seguir!
Verifique o nível do fluido de freio regularmente: o fluido de freio é necessário para o funcionamento adequado do sistema. Verifique o nível regularmente e troque conforme recomendado pelo fabricante do veículo. Jamais complete o fluido antigo com um novo.
Inspeção visual dos componentes: de vez em quando, dê uma olhada nos discos, pastilhas e tambores de freio para identificar desgastes excessivos, rachaduras, irregularidades ou outros danos. Substitua as peças desgastadas imediatamente.
Escute os sinais de alerta: fique atento a qualquer ruído estranho durante a frenagem, como rangidos ou chiados. Isso pode indicar desgaste das pastilhas ou outros problemas nos freios.
Mantenha os sistemas de freio limpos: o acúmulo de sujeira e detritos nos componentes dos freios pode prejudicar seu desempenho. Limpe regularmente as rodas e os componentes dos freios para evitar isso.
Verifique o funcionamento do freio de estacionamento: o freio de estacionamento também precisa de atenção. Verifique se ele está funcionando corretamente para evitar problemas ao estacionar o carro em superfícies inclinadas.
Junte-se à Cobreq e seja referência em excelência em serviços de diagnóstico de freios! Acesse nosso site, baixe os catálogos de produtos e explore todas as soluções que preparamos para sua oficina mecânica.