A substituição de lonas de freio para linha pesada é uma prática necessária para a segurança e o desempenho de veículos como caminhões e ônibus. Essa peça é responsável pela fricção necessária para parar o veículo.
Em veículos pesados, essa prática é importante por causa do maior peso e das distâncias de parada mais longas. As lonas de freio sofrem desgaste em condições de operação severa, como frenagens frequentes e transporte de cargas pesadas. Esse desgaste pode aumentar o risco de acidentes e falhas mecânicas.
Quer entender quando é o momento de trocar as lonas do seu veículo pesado? Continue a leitura!
Por que substituir as lonas no momento certo?
A substituição das lonas de freio é necessária, principalmente em veículos pesados como ônibus e caminhões, que fazem parte da linha pesada. Esses veículos possuem um sistema de frenagem que depende das lonas de freio.
Devido ao maior peso e à maior distância de parada comparados a um veículo de passeio, é importante que as lonas estejam sempre em boas condições. Manter a manutenção dos freios em dia garante a segurança automotiva, evitando riscos e assegurando que o sistema funcione corretamente.
Prevenir danos ao sistema
Além da segurança automotiva, as lonas de freio gastas podem causar estragos ao tambor e a outros componentes do sistema. Quando as lonas estão ruins, elas não conseguem fazer a pressão adequada no tambor, resultando em um atrito irregular e intenso. Esse atrito danifica a superfície do tambor, reduzindo a vida útil e a eficiência da peça.
A utilização contínua de lonas gastas pode sobrecarregar também outros componentes do sistema de freio, como molas e câmaras de freios (cuícas), levando a um desgaste prematuro desses itens. Esse desgaste aumenta os custos de manutenção, porque requer a substituição não apenas das lonas, mas também de outras peças.
Por isso, a manutenção regular e a substituição das lonas no momento certo ajudam a evitar esses problemas, garantindo uma frenagem eficiente e segura.
Sinais de que as lonas precisam ser substituídas
Ruídos e chiados: atrito de lonas desgastadas pode gerar chiados ao frear, indicando que já ultrapassaram o limite de desgaste. Esse som é um sinal claro de que a substituição é necessária.
Vibração ou trepidação: a trepidação ao acionar o freio pode sinalizar que as lonas estão desgastadas ou que o tambor está danificado. Essa vibração indica problemas que, se não tratados, podem levar a um desgaste ainda maior.
Aumento da distância de frenagem: se a distância necessária para parar o veículo aumenta, é provável que as lonas estejam desgastadas e precisem ser substituídas. Esse aumento na distância de frenagem afeta diretamente a segurança automotiva.
Luz de aviso no painel: alguns veículos possuem sensores que acendem uma luz de advertência no painel quando é hora de trocar as lonas.
Inspeção visual: detectar algum problema ao realizar inspeções visuais periódicas para verificar o desgaste, avaliando se a espessura da lona está abaixo dos limites recomendados.
Espessura das lonas: lonas com menos de 5 mm de espessura devem ser substituídas. A medida ideal para troca deve ser baseada na parte do meio da lona, não no final.
Folga no eixo oeste: desgaste irregular das lonas, onde a parte superior está mais desgastada que a inferior, pode indicar folga no eixo oeste, necessitando de ajustes.
Fatores que afetam o desgaste das lonas
Condução e uso
Frenagens frequentes e cargas pesadas aumentam o desgaste das lonas de freio. Veículos que operam em condições severas, como trânsito intenso, regiões montanhosas, tendem a desgastar as lonas mais rapidamente.
Qualidade das lonas
Produtos de qualidade inferior, conhecidas como peças paralelas, podem se desgastar mais rapidamente. Optar por lonas de freio de qualidade garante maior durabilidade e desempenho.
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Manutenção do sistema
Regulagens e ajustes inadequados podem resultar em desgaste desigual das lonas. Manter a manutenção dos freios em dia, com inspeções regulares e ajustes corretos, é essencial para garantir o funcionamento adequado.
Outras peças danificadas
O desgaste das molas, calos nos roletes e danos no cubo de freio também podem afetar o desempenho das lonas. Essas peças danificadas podem causar um desgaste irregular e prematuro das lonas, aumentando os custos de manutenção e comprometendo a segurança.
Lonas da Cobreq
Por isso, realizar inspeções regulares e substituí-las no momento certo mantém o sistema funcionando. Além, é claro, de utilizar produtos de qualidade, como as lonas da Cobreq, garantindo segurança e eficiência.
As lonas da Cobreq são desenvolvidas com tecnologia avançada, atendendo às necessidades de diversos tipos de veículos da linha pesada e levando em consideração os padrões internacionais dos fabricantes e órgãos legisladores.
Lonas de Freio
Atendem aos padrões internacionais, oferecendo ótima frenagem, baixo desgaste e alta resistência mecânica.
Lona NABK-142
Ideal para ônibus urbanos e veículos comerciais, com excelente resistência mecânica e térmica.
Lona NABK-141
Perfeita para uso rodoviário e urbano, com alta eficiência de frenagem e baixa manutenção.
Lona NABK-140
Desenvolvida para caminhões de entregas comerciais, a NABK-140 segue rigorosos padrões de segurança e sustentabilidade. Oferece excelente desempenho de frenagem, alta resistência mecânica e menor custo de manutenção devido à baixa abrasividade com o tambor.
Lona NABK-140C
O material de lonas para carretas, reboques e 3º eixo, a NABK-140C, foi desenvolvido e testado em diferentes condições de trabalho e ambientes. Combina desempenho elevado durante frenagens e desgaste moderado das lonas e tambores, resultando em um excelente custo-benefício.